Pages

Subscribe:
Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

RM Vale Vai Proporcionar Uma Região Mais Justa


Presidente da Frente Parlamentar, Padre Afonso Lobato, agradece o empenho de todos

“Temos um instrumento político para pensar de maneira regional e desenvolver de maneira mais justa o nosso Vale do Paraíba”, comemorou o deputado estadual Padre Afonso Lobato durante a audiência em que foi sancionada a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM Vale), em 9 de janeiro de 2012, no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, pelo governador Geraldo Alckim.
Lobato iniciou sua fala agradecendo ao governador por ter acertado duas vezes. Primeiro, pela criação da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano que abriu espaço para o diálogo com o antigo sonho de tornar região metropolitana. E depois “ao escolher Edson Aparecido para ser o Secretário, pois é uma pessoa idealista que acreditou nesse processo e investiu tempo e estrutura porque na consolidação da RM Vale,” parabenizou o deputado, ao constatar que foi graças a esse idealismo que o Secretário participou de todas as audiências públicas e soube envolver a sociedade e agentes políticos na discussão.
Segundo padre Afonso, antes não era possível a realização desse sonho, iniciado com o deputado Carlinhos Almeida, em 2001, porque não havia com quem conversar sobre as disparidades que eram vistas entre cidades como Bananal, Areias, Natividade da Serra, Redenção da Serra e São José dos Campos, por exemplo. Agora “com esse instrumento de desenvolvimento podemos promover mais justiça e maior distribuição da renda na região,” comenta.
Pois o PIB da região, o terceiro do Estado precisa ser traduzido “em qualidade de vida das pessoas, em mais justiça social”, defende Lobato. Para o padre e deputado, é preciso superar a maneira pontual de pensar para uma forma mais regional e seguir o exemplo do prefeito de Caçapava, “o Vilela disse, na audiência pública realizada em São José dos Campos, que sua cidade agora tem dois milhões de habitantes,” exemplificou.
Lobato acredita que a RM Vale vai proporcionar grande desenvolvimento para a região, pois serão priorizados os desafios que precisam ser solucionados de maneira conjunta. O conselho que será formado “vai estabelecer as prioridades e terá a ajuda da CODIVAP – Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba, o que poderá dar bons frutos,”afirma.

0 comentários:

Postar um comentário